Bachillerato, PAAU e Universidade.

Muita gente me perguntou como funciona o "vestibular" e a entrada na universidade aqui (Espanha). Então, já que eu ainda não fiz nenhum video explicando isso, eu vou fazer isso por aqui.

Bachillerato:

O bachillerato seria como o ensino médio no Brasil, a diferença é que o ensino médio no Brasil são 3 anos (1º ano, 2º ano e 3º ano) e aqui são só 2 anos (1º de bachillerato e 2º de bachillerato). Mas, ainda assim, aqui se termina o "ensino médio" com 18 anos. O "ano letivo" aqui começa em Setembro, temos quase 3 semanas de férias no natal (Desde o dia 24 de dezembro até o dia 9 de janeiro aproximadamente), temos também uma semana de férias no carnaval e na semana santa, e depois seguimos estudando até Junho, que é quando acaba o ano letivo. Temos 3 meses de férias (De junho até setembro) pra aproveitar bastante o verão. Outra coisa que é diferente do Brasil é que quando você entra no bachillerato você já tem que ter muito claro o que você quer fazer da sua vida, ou seja, o que você quer fazer ao terminar o ensino médio. Então, na hora de se matricular no "bachillerato" você é obrigado a escolher que bachillerato você quer estudar. Existem vários tipos de bachiller:

  • Bachillerato de Humanidades y Ciencias Sociales
  • Bachillerato Tecnologico
  • Bachillerato de Letras
  • Bachillerato de Bellas Artes
  • Bachillerato de Ciencias de la Salud
Dependendo do bachillerato que você estude, você terá umas "assignaturas", ou seja, matérias que os outros bachilleratos não possuem. Por exemplo: Eu fiz um bachillerato de Letras y Humanidades juntos. Eu deveria ter feito SÓ Letras, já que eu tinha pensando fazer faculdade pra algo que tivesse que a ver com ler, escrever (Professora, Tradução e Interpretação, Jornalismo, etc.) Mas, como eu não sei nem Latim e nem Grego, eu tive que escolher Letras y Humanidades juntas. Dai, depois de escolher o bachiller você tem que escolher que matérias você deseja ter, tem as optativas:
  • Economía / Latim (Eu tinha economia)
  • Matemática /Literatura Universal / Grego (No 1º de bachiller eu tinha matemática, depois deixei e no 2º ano eu fiz Lit. Universal que era muito mais interessante)
  • Métodos Estatisticos / Desenho técnico / Arte (quem fazia arte tinha que comentar quadros, saber de que ano é a obra, o autor, de que estilo é (barroco, dadaismo) etc.)
  • Religião / Atenção educativa
Logo vem as que são obrigatórias:
  • Lengua y Literatura (Castellano)
  • Lingua e Literatura (Gallego) Isso depende de que provincia você vive, os de madrid e algumas outras comunidades não tem essa matéria.
  • História da Filosofía
  • História de Espanha (No primeiro de bachiller é história do mundo, no 2º só da Espanha)
  • Geografia
Dependendo de que bachillerato você faça as matérias obrigatórias e optativas mudam. Por exemplo os de Ciencias de la salud tem aula de: Quimica, Fisica, Biologia, Matemática. Mas não tem Economia, Geografia ou Matemática. As matemáticas de um bachiller e de outro mudam, não se estudam as mesmas coisas.

PAAU:

A PAAU seria como uma prova de vestibular. A diferença que tem é que NÃO é uma prova de marcar e pôr a resposta em um cartão resposta. Aqui praticamente TODAS as provas são de redação (ou seja, você tem que escrever e por cada erro ortográfico que você tenha, você perde pontos, os professores podem baixar até 2 pontos da sua nota). As provas são feitas durante o periodo de 3 dias. O primeiro dia são as matérias obrigatórias (Você começa a fazer prova as 9 da manhã e termina as 8 da noite, claro que tem intervalos) Você tem 1 hora e meia pra fazer cada prova e depois um descanso de 45 minutos pra estudar, comer, ir no banheiro, etc. Como a gente tem que ficar alí até 8 horas da noite, eles dão 2 horas ou 3 horas (eu não lembro exatamente) pra você poder almoçar e descansar um pouco, já que você tem que passar o dia todo escrevendo. Você NÃO pode pôr o seu nome na prova, eles te dão um codigo de barras, e esse codigo de barras possue toda a informação necessária sobre você, na hora da correção o professor põe a sua nota sem saber quem você é, e depois da correção o codigo passa por uma maquina que identifica quem você é, de que colegio você é, enfim, tudo. As suas notas estarão em um site, o site varia de comunidade a comunidade autonoma. Você no site tem que digitar o seu DNI (Identidade) e um codigo que o seu colegio te entrega para poder ter acesso as suas notas. Depois de ter a nota da prova de selectividad (PAAU) você com essa nota vai olhar as possiveis universidades que você quer ir e pode entrar. Uma coisa muito importante: a sua nota de bachillerato é muito importante, ela vale um 60 % da sua nota, enquanto que, a nota de selectividad vale apenas um 40 %. Assim que se você está muito nervoso e não tira uma ótima nota na selectividad mas tem uma boa nota em bachillerato, na hora de somar as duas notas, a sua nota de bachillerato te ajudará a não ter uma nota tão ruim.

Universidade:

Quando você soma a sua nota de bachiller e a sua nota das PAAU te dará uma nova nota (UAU! Realmente impressionante). Com essa sua nova nota você, por internet, fará a sua pré-matrícula na Universidade que você deseja estudar. O prazo para a pré-matrícula terminou ontem, então dentro de 1 semana ou assim, eles darão uma resposta se você (no caso, eu) foi aceita ou not na Universidade. Ou seja, que o processo de entrar na Universidade aqui não é tão fácil como no Brasil. Você precisa:
  • Passar no Bachillerato e com boa nota.
  • Aprovar a PAAU, não necessariamente com boa nota, depende claro do que você quer fazer, se tiver "nota de corte" e a sua nota não for boa (OLVIDATE!)
  • Rezar e ter muita sorte pra que a Universidade que você quer te aceite.
  • E ter dinheiro, muito money pra pagar a Residência.
Quando você vai fazer a pré-matrícula você pode escolher até 10 opções, ou seja, você pode pôr até 10 universidades diferentes ou 10 "cursos" diferentes. Por exemplo eu coloquei:
1º opção: Filologia Hispanica
2º opção: Filologia Inglesa
3º opção: Tradução e Interpretação (Espanhol - Francês)
Todos os 3 cursos na mesma universidade, mas eu podia pôr em universidades diferentes.

Eu acho que é só, eu espero que tenha ficado claro como funciona as coisas por aqui. Um abração a todos!

posted under |

1 comentarios:

Anónimo dijo...

Muito bom seu texto,me tirou muitas duvidas que eu tinha sobre o bachillerato..obrigada.

Publicar un comentario

Entrada más reciente Entrada antigua Inicio
Con la tecnología de Blogger.

Meu nome é Manuela, seja bem-vindo ao meu blog.

Followers


Recent Comments